Rotulagem Nutricional I

Qual a sua compreensão sobre as informações nutricionais declaradas no rótulo ?   
 
Informação Nutricional Complementar refere-se a "qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor energético e/ou seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e ou minerais".   

Ou seja, se o produto sugere redução de gorduras, é preciso estar explícito no rótulo a quantidade proporcional  (%)  diminuída e os respectivos valores absolutos (em gramas) no produto pronto para consumo. 
 

Saiba como interpretar os valores percentuais de redução calórica e de nutrientes registrados no rótulo.

A  menor redução % não indica que o produto apresenta menor valor absoluto, pois a comparação dá-se conforme o produto convencional correspondente da mesma designação e marca, ou seja, não é feita a partir de um valor padrão.  Exemplos : 

  • REQUEIJÕES CREMOSOS tipos Poços de Caldas (DANONE) e Danúbio (VIGOR) : ambos declaram redução 35% de calorias e 50% de lipídios; mas, a diferença do valor calórico é de 15% (23 cal) e de lipídios é de 23,4% (3,2g). 

  •    
    "Às vezes, o produto convencional é aparentemente igual, mas tem diferenças importantes".   
      
  • QUEIJINHOS (em tabletes)  : enquanto uma unidade de polenghinho(20g) tem 71,8kcal e 6,4g de lipídios, uma unidade de ninho soleil (20,8g) contém 43,7kcal e 3,2g de lipídios. Ou seja, 70% e 35% a mais, respectivamente. 
  • QUEIJOS MINAS : é sabido, mas vale lembrar a distinção entre Frescal e Padrão, os quais apresentam uma diferença em torno de 25% de calorias e lipídios. O Padrão apresenta composição calórica e lipídica mais próxima dos tipos Mussarela e  Prato. 
Na próxima edição sabia como se aplicam as diferenças entre alimentos light e diet !


 
 
Célia Márcia M.Moraes, M.Sc.
Nutricionista
Profa. Depto.de Nutrição - UFRN
Doutoranda em Ciências da Nutrição - FEA/UNICAMP