Editorial
"Comer fora" : Como fazer a escolha certa !

      A finalidade dos serviços de alimentação não é simplesmente oferecer uma comida gostosa, mas também uma comida segura do ponto de vista higiênico-sanitário para que, dessa forma, a refeição servida propicie saúde para quem se alimenta. 

        As refeições que nos são servidas podem ser classificadas como BOA, APARENTEMENTE BOA ou 

        A refeição BOA é aquela que proporciona saúde, força e disposição. Ela deve fornecer nutrientes necessários para a nutrição do organismo e deve estar livre
de contaminação. 

        A refeição APARENTEMENTE BOA é aquela refeição cuja aparência, aroma e sabor parecem bons, mas CUIDADO ela está contaminada e você não sabe! Esta refeição proporcionará mal estar, indisposição e doença, podendo até mesmo causar a morte do indivíduo. 

        A refeição é aquela cuja aparência, aroma e sabor mostram que ela está estragada e imprópia ao consumo; geralmente a pessoa percebe e não chega a comê-la. Seus efeitos para a saúde do homem são tão prejudiciais quanto os efeitos da refeição aparentemente boa. 

        Mas como conhecer o tipo de refeição que nos está sendo servida quando comemos fora? A refeição APARENTEMENTE BOA torna-se a mais perigosa pois ela "aparentemente" está perfeita e, no entanto, apresenta-se contaminada. Na prática, a "olho nú" não temos como identificá-la, no entanto, existem alguns ítens observáveis que nos darão "pistas" se aquala refeição é confiável ou não. 

        Alguns ítens que podem ser facilmente observáveis ao se comer fora de casa são: 

    • Higiene do Local
    • Higiene dos Utensílios (talheres, copos, etc)
    • Fardamento dos funcionários e higiene pessoal
    • Observar termomêtros presentes nos balcões de distribuição da comida nos self-services: 
      • Balcão de Saladas (12°C)
      • Balção Quente (65°C)
    • Distribuição da comida
        Esses são alguns ítens práticos, cuja observação deve ser incorporada aos hábitos das pessoas para que essas façam valer seus direitos de consumidores perante os serviços de alimentação, os quais devem garantir a saúde de sua clientela, servindo-lhe comida de boa qualidade.
Andréa Karla de Lima Alves
Nutricionista
Pesquisadora Associada do NIB/UNICAMP