Editorial : Dieta dos "Carboidratos"

O esquema alimentar proposto pelo Médico americano Robert Atkins que ficou conhecido como "A Dieta dos carboidratos" tem causado bastante furor entre as pessoas, as quais estão confusas sobre em que acreditar.

A proposta desta Dieta é emagrecer e manter o peso, comendo gorduras e proteínas à vontade mas, em contrapartida, devem cortar os carboidratos do cardápio. Ou seja, a pessoa pode comer carnes vermelhas, bacon, ovos, manteiga... Mas nem pensar em um pãozinho, arroz ou macarrão.

Sem dúvida, é uma forma radical de se perder peso...E vai de encontro ao Guia Alimentar da Pirâmide de Alimentos, uma ferramenta visual de educação nutricional publicada em 1992 nos Estados Unidos e seguida até hoje por muitos americanos. Na Pirâmide de Alimentos, os carboidratos ocupam a base da mesma, ou seja, são os alimentos que devem ser consumidos em maor quantidade em relação aos outros.

Para você ter uma idéia melhor do que pode ou não ser consumido na Dieta dos Carboidratos, vejam alguns alimentos fontes de carboidratos, gordura e proteínas:

Não Pode : Alimentos fontes de carboidratos : Massas (macarrão, pães, lasanha, pizza, etc), cereais (arroz, cereais matinais, etc), milho, batata, mandioquinha, farinhas (milho, mandioca, fubá, aveia, trigo, etc), feijão, ervilhas, lentilhas, etc.

Pode : Alimentos fontes de proteínas : Carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, etc.

Pode : Alimentos fontes de gordura : Azeite, margarina, toucinho, banha, creme de leite, manteiga, abacate, nozes, castanha, bacon, maionese, creme chantilly, gordura de côco ...

No entanto, é sabido que a qualidade da gordura que é consumida é muito importante para a saúde das artérias. Por exemplo, gordura de origem vegetal não possui colesterol, enquanto que a gordura animal é fonte de colesterol. Então, como a Dieta dos Carboidratos administra estas informações? Neste esquema alimentar tanto faz você consumir alimentos ricos em colestrol como não? É importante lembrar aqui, que o excesso de colesterol tende a se acumular nas artérias acelerando o processo de aterosclerose.

E por quanto tempo um indivíduo brasileiro consegue ficar sem comer seu pãozinho no café da manhã e seu arroz com feijão no almoço ? Os carboidratos possuem um grau de importância razoável no cardápio do brasileiro.

É certo que existem relatos de pesoas que seguiram a Dieta dos Carboidratos e emagraceram. Mas será que existiram efeitos colaterais?

Creio que enquanto não houverem respostas para todas as questões, talvez a melhor saída seja seguir um esquema alimentar sem radicalismos, onde a pessoa realmente aprenda a fazer as escolhas certas mediante às opções que têm, alimentando-se de maneira mais saudável e sem correr o risco de "pecar" por falta ou excesso de determinado nutriente, alcançando o que chamamos de uma alimentacão balanceada.

Andréa Karla de Lima Alves

Editora-chefe da NutriWeb

Pesquisadora-Associada do NIB/UNICAMP