Conversando com o Pediatra (II) :

"Dr.José Martins Filho"

Dr José Martins Filho, ex - Reitor da Unicamp, é atualmente Prof. Titular do Departamento de Pediatria da Unicamp, especializado em Neonatologia, Coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Unicamp e autor de dois livros de sucesso "Como e Porque amamentar" da editora Sarvier e "Lidando com crianças conversando com os pais" da editora Papirus.


Novas respostas às suas dúvidas :

1) Pergunta enviada por e-mail:

Meu filho tem oito meses, mas não aceita muito bem novos alimentos. O pior é que sinto que meu leite está diminuindo. O que devo fazer? Devo oferecer algum leite artificial? Quais os alimentos que meu filho deve ingerir todos os dias ?

Prof.Dr.José Martins Filho :

R = É natural que seu filho não aceite bem os novos alimentos... ele está numa fase em que você precisa ter muita calma e paciência... Talvez seria melhor dizer... persistência... Aos 8 meses, ele precisa ir aos poucos se acostumando com a nova alimentação... primeiramente pastosa, um pouco mais grossa que o leite, e sempre, com rotina, nos horários do almoço e jantar, (é bom criar uma rotina) e complemente com o seio, depois que ele aceitar as primeiras colheradas... não se apresse... todos os dias, no mesmo horário, ofereça as papas, sem forçar, sem agradar muito e principalmente sem fazer chantagem... inicialmente você terá que vencer um pouco a resistência... o reflexo de protusão.. tudo que você leva a boca ele tende a cuspir , como se não gostasse, mas isso é só um reflexo... é natural também que seu leite vá diminuindo, pois aos 8 meses, ele já poderia estar com um suco de frutas pela manhã, um almoço de papa de legumes com caldo de carne e complementado com o seio, com uma fruta a tarde ou um queijo ou yogurt, com um jantar de cereais com carne e até um pouco de caldo de legumes que sobrou do almoço ( não esqueça de sempre dar o seio após a refeição) e, finalmente, a mamada da noite.... tenha calma e paciência... não tente enganar, fazer aviãozinho, dar a comida na frente da TV... faça sabores agradáveis... tempere suavemente... experimente você antes de dar e verifique se está gostoso.. experimente dar, principalmente, os alimentos que você mais gosta e que comia durante a gestação e o aleitamento, pois está provado que o bebê tem tendência a aceitar melhor os sabores que a mãe estava acostumada a comer quando amamentava... por causa dos flavors.... da dieta e do leite. Se você quiser um pouco mais de informação, experimente ler os livros "Como e Porque amamentar" e /ou "Lidando com crianças conversando com os pais" ambos de minha autoria ... quem sabe você não os encontra numa biblioteca aí de sua cidade, ??? Um grande abraço e depois volte a nos escrever para contar como estão as coisas...e ah... se você puder, não esqueça de ver um programa da net, canal 25 de campinas e indaiatuba , onde todas sextas feiras das 19 as 20 horas ou nos sábados, das 15 as 16 horas, respondendo, interativamente, perguntas sobre pediatria, nutrição infantil, etc..

2) Pergunta enviada por e-mail:

Gostaria de receber, se for possível, mais informações a respeito da importância do afeto durante a amamentação...

Prof.Dr.José Martins Filho :

R = Não sou psicólogo, e sim pediatra, trabalhando muito com mães que tem sucesso , na maioria das vezes em amamentação... e acho fundamental o contato pele a pele e o aconchego criados pelo ato de amamentar...tenho recomendado sempre, por acreditar profundamente nisso, que mesmo nos casos de desmame precoce por algum motivo de doença materna, ou quaisquer outros, que o contato pele a pele e a aproximação com a mãe sejam estimulados... essa proximidade, principalmente nas primeiras horas e dias, principalmente, permite de forma muito particular o desenvolvimento do apego e da proximidade entre mãe e filho... A voz materna, o tato, e mesmo as sensações odoríferas fazem parte de percepções sensoriais muito primitivas que devem ser permitidas à criança , da mesma maneira que, posteriormente, no desmame, a separação, por volta e se possível depois dos 9/10 meses seja feito de forma gradual e progressiva.

3) Pergunta enviada por e-mail:

Meu filho tem onze meses completos, 10 Kg e 71 cm. Minha dúvida é a seguinte: ele tem alimentação variada (sucos, papas doces e salgadas, vitaminas, etc...) e come de tudo sem problemas. Porém, quando chega a noite ele toma uma mamadeira a cada duas horas, chegando a acordar duas vezes durante a madrugada para mamar. Isto é normal ?

Prof.Dr.José Martins Filho :

R = Sua pergunta é muito comum e acho que em números anteriores da revista NutriWeb você encontrará comentários a respeito. Mas, essa idade de 11 meses, com mamadeiras de 2/2 horas deve realmente começar a ser modificada...porque , isso acaba estafando a mãe, a criança e, por fim, toda a família além de, é claro, o problema dentário... principalmente se você estiver adicionando açúcar a essas mamadeiras e não estiver escovando os dentes do bebê ( o que é praticamente impossível durante as madrugadas, não é mesmo?) Faça o seguinte... atrase, ao máximo, a mamadeira da noite, por volta das 22 horas, e dê uma mamada prolongada, fora do berço, no colo ou sentado na cadeirinha... escove os dentes logo após, e espere até a criança ter sono... Coloque para dormir depois de uns 30 minutos, no quarto da criança (evite embalar no colo ou fazer dormir, mamando...isso é muito desaconselhável). Combine com seu marido ou com o resto da família que quando o bebê chorar, quem for, não o retirará do berço, apenas conversando calmamente, evitando mesmo acender a luz. Se houver necessidade de troca de fraldas, faça isso com muita calma , tentando não agitar o bebê. Em último caso, dê água e, se tiver que dar a mamadeira, siga a rotina... sentado, nunca dormindo, limpando bem os dentes , etc. Seu bebê está chorando não por fome, provavelmente, mas porque sente necessidade de carinho e de sua presença e, então, se "habituou" a esse tipo de atitude... dar algo para sugar quando chora...o segredo é ir tentando descondicionar a criança e com muita calma, vencendo as dificuldades.

4) Pergunta enviada por e-mail:

Gostaria de saber com quantos meses pode-se dar o leite de vaca para o bebê ?

Prof.Dr.José Martins Filho :

R = Você também pode encontrar respostas a respeito nas edições anteriores da NutriWeb... mas o leite de vaca, teoricamente, pode ser dado a qualquer momento...(aliás, será que você não está confundindo as coisas... será que não está pensando que leite de vaca é só a mamadeira de leite ïn natura"... porque , a imensa maioria de todos os leites que existem no mercado ,em pó, modificados ou não, são leites de vaca... sabia?? Agora, o ideal é que um bebê mame ao peito exclusivamente até o sexto mês de vida, depois sejam introduzidos os alimentos em forma de papas ( cereais, legumes, carnes, etc...) e, finalmente, ao final do primeiro ano de vida, pode-se começar a introdução de alimentos lácteos na colher e no copo ou caneca... não é obrigatoriamente necessário que um bebê receba mamadeiras, quaisquer que sejam elas, pois pode-se fazer o desmame após 1 ano, passando-se a todos os alimentos, inclusive o leite de vaca....

5) Pergunta enviada por e-mail:

Tenho um filho de oito meses que está na fase de desmame e gostaria de obter informações sobre a sua alimentação de agora em diante...

Prof.Dr.José Martins Filho :

R = Você pode iniciar todos os alimentos que desejar, a partir do 6o mês de vida, respeitando apenas as características do bebê (apetite e gosto) oferecendo sempre sob a forma de papas de cereais e legumes , e ir progressivamente engrossando, e sempre que possível, oferecendo o seio ou , se infelizmente já houver sido desmamado, o leite de vaca.. a propósito.. você que é de Campinas, tem visto o nosso programa Lidando com crianças conversando com os pais, que vai ao ar, pela net Campinas, TV Local, canal 25, todas as sextas feiras das 19 as 20horas???? e a reprise é no sábado , no mesmo canal das 15.15 as 16.15!