Como coletar e armazenar o leite materno

Embora seja mais desejável que a mãe esteja disponível para amamentar o seu bebê exclusivamente até os 6 meses, muitas vezes isso não é possível. Devido a nossa legislação (4 meses de licença maternidade) e por outros motivos, muitas mães precisam voltar ao trabalho enquanto o bebê ainda está mamando. O ideal é que o bebê continue sendo alimentado com o leite materno, sem a necessidade de se adicionar leites artificiais ou outros alimentos, por pelo menos até os 6 meses de idade, após isso já pode ser iniciado o processo paulatino de desmame (veja mais detalhes sobre desmane).

Para que o bebê continue com o leite materno, é necessário portanto, que a mãe faça a ordenha (retirada manual do leite) e o guarde para que o pai ou outra pessoa possa oferecer à criança nos momentos que seriam dadas a mamadas.

Esse processo de retirada e armazenamento é de suma importância, visto que deve ser seguido uma série de recomendações, para que o leite possa manter a mesma qualidade nutricional que este possue, quando dado diretamente através da mamada. Portanto, deve-se ter em mente que o modo como o leite é coletado e armazenado, tem significativos efeitos sobre a sua composição.

O objetivo deste artigo é portanto oferecer à mãe e família as orientações básicas para  a coleta e armazenamento do leite materno coletado.
 

Preparação e Higiene

A higiene antes da coleta do leite é de suma importância, visto que, normalmente nossa pele abriga inúmeros germes que podem, ocasionalmente, "contaminar" o leite e provocar distúrbios gastrointestinais no bebê. Também é importante salientar que como o leite vai ser armazenado, a contaminação por germes deve ser mínima. Vamos à algumas recomendações :

  • Sempre lave bem suas mãos antes de iniciar a expressão
  • Um banho diário, lavando-se as mamas adequadamente deve se tornar um hábito. Cuidado com as fissuras, é aconselhável evitar a lavagem excessiva, bem como evitar o uso de sabonetes que ressecam a pele.
  • Todos os utensílios que são usados na coleta, tais como copos, garrafas, dentre outros, devem ser bem lavados e escaldos, ou mesmo serem descartáveis.
  • Antes da coleta as mamas devem ser massageadas de forma circular : com uma das mãos apoiar o peito no lado oposto onde está mais dolorido ou duro. Com as pontas dos dedos da outra mão sobre o local dolorido, executar movimentos circulares e a seguir massagear a mama neste local em direção à aréola.
  • Comunique-se com o seu médico ou do seu bebê se ficar doente ou necessitar tomar alguma medicação.

Massagear as mamas antes da coleta do leite

 

Coleta do leite

Algumas dicas para a coleta :

  • O momento de fazer a coleta depende dos seus horários e do bebê. 
  • Tente fazer a coleta quando o bebê normalmente mamaria. 
  • Em geral, o suprimento de leite é maior pela manhã.
  • Tente fazer a coleta entre as mamadas.
  • Se seu bebê não mamou, ou mamou menos que o habitual, ou em somente uma das mamas, colete o restante do leite e guarde-o.
  • Inicie o processo de coleta duas semanas antes de você retornar ao trabalho, para fazer um bom estoque.
  • Tente simular a programação dos horários de coleta e mamada antes de voltar ao trabalho, para evitar atropelos.
A extração do leite pode ser feita de 3 maneiras : por extração manual, com bomba ou com máquina.
 

Extração manual

Um dos modos mais simples e barato para a coleta do leite materno é a expressão manual da mama. Entretanto, uma técnica inadequada pode levar a fissuras, portanto, o treino e a paciência são essenciais para se adquirir uma boa técnica, e fazer a expressão sem dores, retirando-se a quantidade adequada. 


Expressão Manual

  • Técnica : 
    • A mãe deve ficar de pé ou sentada, numa posição confortável e segurar o recipiente com uma das mãos. 
    • Para extrair o leite da mama direita use a mãe esquerda e vice-versa. Coloque o dedo polegar na aréola acima do mamilo e o dedo indicador por baixo em posição oposta ao polegar.
    • Pressionar o indicador e o polegar : um pouco para dentro, contra a parede do tórax.
    • Em seguida pressionar a aréola, atrás do mamilo entre o polegar e o indicador. É preciso apertar por trás do mamilo para pressionar os seios lactíferos abaixo da aréola.
    • Continuar pressionando e soltando repetidas vezes até o leite sair. Esta manobra não deve doer. Se doer, a técnica está errada. No início o leite pode não sair, mas depois de pressionar algumas vezes o leite começa a pingar e a velocidade do gotejamento dependerá do reflexo de ejeção da mãe.
    • Pressionar também a aréola nas laterais para que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama que contém os ductos lactíferos.
    • Retirar o leite de uma mama durante 3-5 minutos até que a descida ocorra. Em seguida, passar para a outra mama. Repetir novamente a operação dos dois lados.
    • A retirada adequada do leite demora 20-30 minutos, especialmente nos primeiros dias, quando a produção é pequena.
    • É importante não tentar retirar o leite em intervalos muito curtos.
    • Deve-se dar preferência a este tipo de extração pois a mãe pode fazê-la em qualquer lugar, inclusive no trabalho.
    • Não esfregar os dedos sobre a pele e não espremer o mamilo. Pressionar ou puxar o mamilo não retira o leite, pois isto pode lesar a pele do mamilo do mesmo modo que ocorre quando o bebê suga apenas o mamilo.

    Exemplo de um recipiente com cálice coletor

     

    Extração com bomba

    A esterilização conforme já comentado acima, é imprescindível. As bombas manuais com bulbo são difíceis de limpar porque o leite pode ficar retido no bulbo e facilmente se contaminar. Este tipo de bomba manual não é indicada para retirar o leite que vai amamentar a criança, em geral deve ser utilizado para retirada de leite em excesso que vai ser desprezado.

    A bomba manual é um aparelho de vidro ou plástico que apresenta em uma das extremidades uma pera de borracha e na outra uma dilatação que é capaz de conter o mamilo.

    Técnica  : 

    • Aperte a pera de borracha
    • Coloque a parte dilatada da bomba sobre o mamilo
    • Solte a pera e então o mamilo e a aréola são sugados para dentro da bomba
    • Aperte e solte a pera várias vezes até que o leite começe a descer e se deposite na parte lateral dilatada da bomba.
    • Retire o leite, despreze e recomece.


    Extração com máquina

    Os bancos de leite são os principais usuários de bombas para sucção de leite materno. Entretanto, nos países desenvolvidos, é cada vez mais comum o uso doméstico de tais aparelhos. Nos EUA, há um vasto mercado de empresas e produtos que oferecem este tipo de solução. Segundo anunciam, são equipamentos de fácil utilização, manutenção e oferece maior higiene e comodidade para as mães.
     
     

    Exemplos de bombas automáticas de sucção para uso doméstico

    Armazenando o leite materno

    Quando a casa não possui refrigerator, o leite recolhido, em vasilha limpa e fervida, deve ser coberto e conservado em local fresco (com temperatura média de no máximo 30ºC)  e só deve ser usado com segurança até seis a oito horas após a coleta. Oferecer ao bebê o leite da vasilha, com o auxílio de uma colher, jogando fora o que sobrar.

    Quando a casa possui refrigerator e/ou freezer, a mãe tem a opção de armazenar o leite na geladeira ou no congelador ou mesmo no freezer.

    Há muitos tipos comerciais de depósitos para leite materno, principalmente nos países desenvolvidos. Os tipos de plástico são mais recomendados que os de vidro, pois os de vidro podem aderir algumas substâncias imunologicamente ativas que seriam benéficas para o bebê. Alguns tipos são descartavéis, aqueles que não o são, lembre-se da importância da higiene, lavando-os com sabão e escaldando-os a seguir.
     

    Recipientes para armazenar leite materno

    Por outro lado, recipientes caseiros podem ser usados, devendo-se ter o máximo de cuidado com a limpeza, bem como evitar materiais que soltem tinta ou outras substâncias perigosas. O recipiente deve ser tampado.

    Se você pretende congelar o leite materno, lembre-se de deixar algum espaço no topo do recipiente, pois o leite materno, como os demais líquidos, expande-se quando congelados. Armazene em pequenas quantidades para evitar desperdícios.

    Após a coleta o leite deve ser imediatamente refrigerado. Há muitas controvérsias quanto ao tempo de armazenamento do leite materno, diversas pesquisas já foram realizadas com variações em suas conclusões. O Ministério da Saúde em sua cartilha sobre Aleitamento Materno preconiza que o leite pode ser guardado com segurança na geladeira por até 24 h após a coleta, e por até 15 dias quando armazenado em freezer.

    Deve-se ressaltar, que dados coletados em pesquisas e sites especializados, sugerem que o tempo de armazenamento pode ser bem superior ao descrito acima. Por exemplo, algumas protocolos informam que o leite pode ser armazenado por 5 dias na geladeira, por duas semanas no congelador e por até 3 meses no freezer. Entretanto, deve-se saber que tais tabelas consideram uma faixa estrita de temperatura controlada, são feitas para países de clima mais frio e para locais em que não ocorre "falta de energia" e outros problemas típicos do nosso país; além disso, quanto menor o tempo de armazenamento maior a certeza da qualidade do leite.
     

    Aquecendo o leite

    Antes de oferecer ao bebê, o leite que estava armazenado deve ser aquecido para tornar sua temperatura, o mais próxima possível daquela do leite sugado diretamente do peito da mãe.

    Aquecer em banho-maria. Evitar o uso do microondas pois este destroi alguns nutrientes e propriedades imunológicas presentes no leite materno.

    A fervura do leite materno deve ser evitada pois ocorre destruição da lipase (enzina digestiva presente no leite materno que compensa a imatura função pancreática do neonato) e redução dos efeitos da imunoglobulina A, o que diminui o valor imunológico do leite materno.

    Se houver sobras, estas devem ser desprezadas. Não rearmaze o leite descongelado.

    Após o aquecimento do leite, ofereça a criança com uma colher de chá ou café ou com copinho. Não use mamadeiras ou bicos. Não deixe o leite em temperatura ambiente por mais de 1 hora.

     

    Recomendações Adicionais e discussões finais

    Sempre transporte o leite em depósitos refrigerados, que mantenham uma temperatura adequada a sua conservação.

    Apesar de todos os cuidados, o congelamento do leite destroi células ativas benéficas ao bebê e reduz os níveis das vitaminas B6 e C. O armazenamento do leite materno não muda essencialmente o valor nutricional desse leite, mas as propriedades imunológicas são reduzidas em muitas das técnicas de armazenagem. Por outro lado, isso não invalida de forma alguma, o processo de coleta e armazenamento do leite materno, esta continua sendo a melhor forma de manter o seu bebê bem alimentado e saudável por mais tempo, com inúmeras vantagens para a saúde do seu bebê frente aos leites artificiais.

    Ainda, sempre que possível, o período de amamentação diretamente com a mãe deve ser prolongado, o que é melhor para o bebê, melhor para mãe e melhor para toda a família. 

    Acreditamos que quanto mais as pesquisas mostrarem a importância e as vantagens da amamentação, maior será a pressão sobre as autoridades, e quem sabe no futuro, as mães possam contar com um maior tempo de licença para amamentar o seu filho.
     

     

    Claudio Giulliano Alves da Costa
    Médico - Pesquisador Associado do NIB/UNICAMP

    Andréa Karla de Lima Alves
    Nutricionista - Pesquisadora Associada do NIB/UNICAMP


     

    Para saber mais : 

    Artigos Científicos na MedLine :