Editorial
Já comemos transgênicos ?

Foi o que afirmou a Mesa Redonda ocorrida durante o III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos realizado de 16 a 19 de Novembro de 1999  no Centro de Convenções da Unicamp,que reuniu  representantes do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), EMBRAPA, MONSANTO e CTN-Bio para se discutir sobre "Alimentos Transgênicos". Na ocasião, foram mostradas as pesquisas realizadas, pela EMBRAPA e CTN-Bio mas que, no entanto, ainda eram insuficientes para produzirem as evidências necessárias de que os transgênicos trazem malefícios, ou não, ao meio ambiente e à saúde da população. Em contrapartida, o representante do Grupo Monsanto defendeu o ponto de vista da empresa alegando os benefícios desta tecnologia para o desenvolvimento do país e bem-estar da população.  

Inúmeras questões foram abordadas, dentre elas, a possibilidade de já estarmos comendo alimentos transgênicos sem sabermos. Isto deve-se ao fato de não constar na rotulagem do alimento informações sobre ele possuir, ou não, algum ingrediente transgênico. Isto causa um certo impacto nas pessoas que "institivamente" dizem que são contra alimentos transgênicos. Digo "institivamente" pois as pesquisas ainda não nos deram dados suficientes para nós assumirmos uma posição contra ou a favor.

Após um caloroso debate, os integrantes da mesa concordaram que precisa haver uma maior interação entre empresa, governo, consumidor e pesquisadores sugerindo, inclusive, o agendamento de um próximo encontro, onde houvesse um evento para se debater exclusivamente sobre"Alimentos Transgênicos" o que, com certeza, terá um grande sucesso e será de grande valia para os profissionais das mais diversas áreas.

Para se atualizar e saber mais sobre os transgênicos leia, nesta edição, o nosso artigo sobre "A polêmica sobre os Alimentos Transgênicos".
 

Andréa Karla de Lima Alves
Nutricionista
Pesquisadora Associada do NIB/UNICAMP